Ji-Paraná
From Wikipedia, the free encyclopedia
brasileiro do estado de Rondônia.
Ji-Paraná é um municípioO nome é indígena:
- JI = Machado (pelo grande numero de pedras que se pareciam com machadinhas indígenas)
- Paraná = Rio Grande.
Um rio grande cheio de machados.
O municipio foi o primeiro do Estado de Rondônia a investir em alta tecnologia de comunicação de dados, quando conectou através de uma rede sem fio o prédio principal a sub-prefeitura.
É o segundo maior município do estado, com cerca de 113.453 habitantes segundo o IBGE e 150.000 segundo a prefeitura.
[edit] Histórico
Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do Rio Urupá, construindo a primeira Estação Telegráfica, que denominou-se Presidente Pena (em homenagem ao então Presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena).
Com a desvalorização da borracha, a região se despovoou e somente com a descoberta de diamante foi que a região voltou a florescer. Na década de 50 habitavam na então Vila de Rondônia, cerca de 30 pessoas, que aumentou para 2.000 pessoas com a vinda de garimpeiros, que traziam suas embarcações e que na época das secas pontilhavam o rio em busca de diamantes. A maioria desses migrantes era provenientes do Nordeste do Brasil.
A 11 de outubro de 1977, teve sua emancipação política decretada pelo Presidente Ernesto Geisel, que através da lei nº 6.448 deu autonomia ao município, transformando-o na atual Ji-Paraná. A instalação aconteceu no mesmo ano, no dia 22 de novembro, pertencendo porém a Comarca de Porto Velho, até o dia 29 de fevereiro de 1980.